O que é MDFe e qual a importância dele para a sua empresa

  • O MDFe (Manifesto de Documentos Fiscais eletrônico) é um documento exigido pela SEFAZ para registrar todas as operações de transporte, sejam elas feitas por transportadoras com o vínculo de CTe para transporte de carga para terceiros, ou para empresas que transportam mercadorias próprias, vinculando assim a NFe.
  • Ou seja, o MDFe é um documento emitido por empresas que realizam transporte de mercadorias. De uma maneira bem simples, podemos dizer que ele é uma lista de todos os CTes (Conhecimento de Transporte Eletrônico) ou documentos fiscais emitidos para uma determinada carga.
  • Para as empresas que trabalham com transporte de carga interestadual e intermunicipal, este documento é extremamente importante. Porém, muitas delas ainda não se deram conta da relevância deste documento eletrônico para os negócios. Se você é gestor de uma empresa de transportes, e ainda não tem muita certeza quanto à funcionalidade do MDFe, com a aplicação DFe GlobalDox você emite seus documentos fiscais eletrônicos, inclusive o CTe e o MDFe, de qualquer dispositivo com acesso à internet, com segurança e suporte por telefone, e-mail, chat ou qualquer outra forma de comunicação. Nosso compromisso é que seus documentos fiscais eletrônicos sejam emitidos na hora em que você precisa, sem atrasos.
 

CTe e MDFe - você sabe quando e qual deve emitir

  • O transporte de mercadorias é atividade essencial para a movimentação de bens, ou seja, máquinas e equipamentos, matérias primas, produtos manufaturados, etc. É necessário, porém, haver o devido controle fiscal da movimentação desses bens e, por essa razão, os documentos fiscais eletrônicos para amparar o transporte de mercadorias foram criados. São eles o CTe e o MDFe – documentos fiscais emitidos no ato do transporte da carga, por qualquer meio – rodoviário, hidroviário, aeroviário ou ferroviário. Ou seja, sempre que ocorrer o transporte de mercadorias entre comprador e fornecedor e houver a necessidade de movimentação feita por transportadoras contratadas (terceirizadas) devem ser emitidos os devidos documentos fiscais eletrônicos.
  • 1. O CTe deve ser emitido para cada destinatário de municípios diferentes do de origem e também para cada destinatário fora do estado
  • 2. O MDFe deve ser emitido quando a mercadoria for enviada para outro ou para outros estados.
 

Ainda não utiliza os serviços DFe GlobalDox ?

Clique no botão abaixo solicite agora mesmo um atendimento especializado e adquira nossos serviços.